Atualmente o sucesso da sua loja não é resultado apenas de um bom preço ou de um excelente produto, mas sim de uma série de fatores que precisam trabalhar em sinergia para convencer seu público de que você é a melhor escolha para eles. Para piorar, em tempos de internet e buscas online, está cada vez mais fácil encontrar outras opções que não seja a sua loja ou marca.

Dessa forma, é fundamental que você entenda a importância do marketing como agente catalisador de outros fatores em prol de mais vendas. Na busca por mais vendas através de um marketing forte, listamos abaixo quatro dicas que irão fortalecer as ferramentas que você já usa para atrair mais clientes. Confira!

Conheça seu cliente

Nenhuma estratégia de marketing será eficaz se você não conhecer seu cliente profundamente. O motivo é muito simples: sem informações sobre o comportamento dele, qualquer estratégia que você monte será apenas uma tentativa que pode dar certo ou não. Quando você souber a  maneira como ele compra, você poderá limitar os canais de divulgação e tomar decisões mais assertivas para a realização com sucesso deste processo de compra.

Procure informações sobre seus clientes através de dados do seu mercado, mas também converse com quem entra na sua loja diariamente. Faça pesquisas entre seus clientes, não apenas de satisfação, mas também sobre a experiência dele. Com os dados em mãos você será capaz de acertar a estratégia de marketing.

Alterne seus canais de divulgação

Através da pesquisa citada no último tópico, poderemos listar os principais canais de divulgação da sua loja que você deve investir. Como podemos ver, uma boa estratégia de marketing não se faz através de apenas um elemento, mas da união de vários.

Descubra três ou quatro principais canais onde você irá encontrar seu público e invista seu marketing neles. Pode ser na internet, rádio, jornais, TV etc. O mais importante aqui é saber quais são os canais. Teste várias formas de divulgação até encontrar aquela que melhor se adapta ao perfil do seu cliente. Aos poucos você conseguirá investir sua verba de marketing com mais eficiência, de acordo com aprendizado e métricas.

Atendimento e boca-a-boca

Já identificamos seu cliente e investimos nos canais para trazê-lo até a sua loja. Feito isso, neste estágio serão seus atendentes os principais canais de marketing. O bom atendimento é um dos fatores mais importantes para a maioria dos clientes. Mais do que isso, um bom atendimento é levado adiante, através do boca-a-boca, atraindo ainda mais clientes para a sua loja.

Treine seus atendentes para que eles sempre recebam seus clientes da melhor forma possível e que tenham em mente que devem mantê-los dentro da loja o máximo de tempo possível, mesmo que você não tenho o produto escolhido.

O poder do pós-venda

Muitos empresários tratam do relacionamento com o cliente apenas até a emissão do cupom fiscal. Porém, agora se percebe que o pós-venda é tão eficaz para bombar sua vendas como mais um canal de marketing.

Assim, ofereça uma boa assistência e não coloque obstáculos na troca caso o cliente não goste do produto. Aproveite também as informações que você já coletou sobre ele para criar ações que o faça voltar à sua loja. Como podemos ver, um marketing campeão é, na verdade, um ciclo de relacionamento com o seu cliente, desde o dia que você descobre quem ele é até a fidelização, transformando-o de cliente em freguês.

Dúvidas sobre estratégias de marketing? Aproveite a sessão de comentários abaixo para entrar em contato.


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